segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Cattenom II









Neste final de Novembro estranhamente ensolarado, aproveitamos o domingo para dar mais um passeio, regressando mais uma vez à zona de Cattenom.
Para começar, algo único. Criado artificialmente para servir de complemento ao Rio Moselle para o arrefecimento da Central Nuclear de Cattenom, o Lago Mirgenbach é uma enorme fonte de estudos científicos sobre a fauna e a flora ali existente. Com temperaturas de água a variarem entre os 12 e os 28 graus, nunca descendo desses valores nem mesmo durante os Invernos mais rigorosos, este lago conta com um ecossistema muito rico e muito específico, com diversas espécies de aves e peixes. As vistas são excelentes e a área é óptima para um piquenique (20-11-2011).

Sentzich























A «Ouvrage de Sentzich» é uma fortificação da “Linha Maginot”, situada na comuna francesa de Cattenom. Construída a partir de 1930, esta fortificação teve, aquando da II Guerra Mundial, um efectivo de 66 soldados do 168º RIF (Infantaria). Como equipamentos de maior relevo contavam-se canhões anti-tanque, obuses, morteiros, metralhadoras, fuzis, etc.
Em breve iremos tentar descobrir se é possível fazer uma visita guiada pelo interior das instalações, pois apesar de haver painéis a dar indicações disso mesmo, a verdade é que o local parece estar um pouco deixado ao abandono, o que a ser verdade é de lamentar (20-11-2011).

Berg-sur-Moselle













Esta é uma pequena vila francesa com menos de 500 habitantes. No século XVIII foram ali construídos, face-a-face, os dois principais marcos da localidade: a Igreja de St. Michel e um Castelo (antiga residência dos Abades de Echternach). Nas traseiras destes dois locais pode-se ver o “Bildstock”, uma construção em pedra de estilo renascentista, com quatro nichos que contam com as estátuas de Saint-Nicolas, Saint-Jacques, Sainte Catherine e Sainte Marguerite. Demolido pelas tropas nazis, foi reerguido após o final da guerra. Na mesma zona fica um miradouro para o Rio Moselle (20-11-2011).

Roussy-le-Bourg



















Esta pequena localidade, a qual pertencia ao Luxemburgo e que foi ocupada pela França em 1680, fica situada no Departamento da Moselle. A sua principal referência é o conjunto dos seus dois castelos, os quais sofreram várias transformações desde o século XII até aos tempos actuais, pois conforme se pode ver através de algumas fotos tiradas ao estilo “paparazzi”, ainda hoje existem obras no local (20-11-2011).