domingo, 28 de novembro de 2010

Esch-sur-Alzette II






Neste final de tarde de sábado, acabamos o dia com um passeio pelo parque municipal de Esch-sur-Alzette, onde para além de vastíssimos campos repletos de árvores, também existem espaços com diversas espécies de animais (20-11-2010).

Arlon











Na nossa primeira viagem à Bélgica decidimos juntar o útil ao agradável. Primeiro fomos ao IKEA fazer algumas compras e depois demos um passeio pela cidade de Arlon, onde visitamos o Castelo de Autelbas e a Igreja de Sterpenich. É uma pena que um castelo que pela frente é tão bonito, nas traseiras esteja num estado tão lastimável (20-11-2010).

Herserange




Durante uma viagem pela região francesa de Lorraine deparamo-nos com uma bela igreja numa pequena localidade de nome Herserange. Em frente, na mesma praça, fica a câmara municipal (12-11-2010).

sábado, 27 de novembro de 2010

Useldange











Na pequena localidade luxemburguesa de Useldange fica um belo castelo construído no século onze. As suas torres e grande parte das muralhas ainda se mantêm em bom estado de conservação. No interior uma pequena vila foi convertida em câmara municipal e foi ainda construída uma ala subterrânea onde funciona um espaço multimédia (11-11-2010).

Paris












A última visita do mês foi a outra capital europeia, a cidade-luz: Paris. Foi uma tarde muito bem passada, que ultrapassou largamente todas as nossas expectativas e que nos deixou desejosos de lá voltar para visitar tudo o que ainda ficou por ver.
Adoramos a mítica “Tour Eiffel”; o famoso “Arc de Triomphe e a longa avenida dos “Champs-Élysées; o “Hôtel des Invalides”, construído para acolher os inválidos dos exércitos franceses e que ainda hoje mantém a sua função original, sendo ainda uma necrópole militar e sede de diversos museus (é o local onde está sepultado Napoleão Bonaparte); a majestosa catedral de “Notre-Dame de Paris”; a “Conciergerie”, primeiro palácio real parisiense; o “Grand Palais des Beaux-Arts” e o “Petit Palais”, dois belíssimos palácios de exposições; o mega conjunto de edifícios das “Universites de Paris”, com a capela de Sorbonne numa das suas fachadas; as margens parisienses do Rio Sena, que fazem parte do Património Mundial da UNESCO; etc. (23-09-2010)

Ville de Luxembourg






Finalmente a capital do país, Ville de Luxembourg. Trata-se da maior e mais desenvolvida cidade do Grão-Ducado. A visita foi de apenas algumas horas e não deu para ver muito, mas do pouco que vimos salientamos o “Palais Gran-Ducal”, residência oficial do Grão-Duque Henrique (o monarca soberano e chefe-de-estado da nação); a “Cathédrale Notre-Dame”, a catedral da Igreja Católica na capital, cujo interior é lindíssimo e a “Pont Adolphe”, uma ponte em arco que se tornou num símbolo oficioso da nação e que representa a independência do Luxemburgo. Esta é uma das cidades que, quando pudermos, visitaremos com maior atenção (22-09-2010).

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Esch-sur-Sûre







A tarde foi passada em Esch-sur-Sûre. As paisagens são deslumbrantes. No cume do monte central da vila fica um castelo com mais de mil anos, enquanto na base, à sua volta, se podem ver as casas típicas da região (21-09-2010).